sábado, 29 de outubro de 2011

Expressionismo


O Expressionismo foi um fenômeno artístico que ocorreu no final do século XIX até o início do século XX. O nome faz referência à contradição dos Impressionistas.
Ele esteve presente no teatro, no cinema, nas artes visuais, na literatura, na dança e na música. As expressões do sentimento tinham mais valor do que a razão.
Podemos comparar o Expressionismo com a caricatura. Esse método tinha como característica os ângulos acentuados, os contornos sombrios e as cores contrastantes. Havia uma visualidade subjetiva, mórbida, marcante e dramática. Sendo assim, o público ficava perplexo com o Expressionismo e se sentia incomodado com a brutalidade e o distanciamento da beleza.
Segundo Gombrich, "os Expressionistas alimentavam sentimentos tão fortes a respeito do sofrimento humano, da pobreza, da violência e da paixão, que eram propensos a pensar que a insistência na harmonia e na beleza em arte nascera exatamente de uma recusa em ser sincero"         ( 1993, p.449).
Portanto, considera-se que o Expressionismo é grotesco, brutal e está distante do embelezamento da arte. Ele manisfesta para o exterior uma necessidade interna. Relaciona-se com o subjetivo e expressa-se por temas dramáticos e obsessivos. Ele é trágico e angustiante.

GOMBRICH,E.H, A História da Arte. E.d L.T.C, 1993,Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário