terça-feira, 20 de março de 2012

Iniciamos os trabalhos!!!

               PROJETO À MESA 
        À Mesa Companhia de Teatro
        
        DIÁRIO DE BORDO
        O Banquete – Platão 365 a.C.

               
           PRIMEIRO ENCONTRO – 05/03

·         Definição do cronograma e planejamento de metas

·         Primeiras definições de encenação (Bruno Mendonça)
- cuidar da falta de foco (grupo todo)
- corpo (+ objetivo e – mental): Teatro mais físico
- argumentação (tribunal)

          SEGUNDO ENCONTRO – 07/03

·         Trabalho de Mesa: Início da leitura em conjunto pelo Grupo.
Leitura do Prólogo
Início da Narrativa de Arisdemo, o penetra. Apresenta o banquete, apresenta Sócrates, apresenta o objetivo do discurso textual (comida bebida, orgia, competição, comemoração, eloquência, meta-teatro), apresenta Ágaton.
Discurso de:
1 – Fedro: apresenta Eros, apresenta o amor como o grande Deus – Eros. O amante e o amado. Diz que o amante não se julga oprimido por se render a toda e quaisquer vontades, sejam elas belas ou vis, de seu objeto de amor.  
2 – Pausânias: apresentação dos 2 tipos de Afrodite (celeste e popular) / discurso atual / apresenta Heros e o amor sentimento e ação divinal / Amor Belo e Amor Vil. Link com os Pólos Positivos e Negativos (Equação Pitagórica de Jay Kennedi).
3 – Erixímaco: discurso pedante e científico. Associa o amor à medicina e a música e depois compara os dois. Os opostos se atraem e quando se unem se completam (harmonia)!
Observações de todos:
Festa dos Deuses, o homem de bem e emérito pode adentrar aos festins dos homens de bem. Na encenação pode se fazer um jogo de personagens tipos (médicos, artistas) e pode também trazer características.  Buscar as personalidades através de jogos dramáticos.
Tribunal, Concurso: Guerra não declarada, um quer saber mais do que o outro a todo momento.

Possibilidades de encenação para os atores: estado contemplativo/filosófico de Sócrates e Ataque de solução de Aristófanes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário